DESPERTANDO

April 5, 2017

"Sair da rotina é uma simples questão de ATITUDE." 
Simples? Será?

PARTIU! Vou para a trilha, mas qual? O que preciso levar? Que equipamento usar? Que roupa? É dúvida que não acaba mais. Então o caminho é a internet. Portais de notícias, fóruns de discussão, blogs de viagem e assim por diante. Entrar em sites de marcas então, embaralha ainda mais. É tecnologia para tudo quanto é lado e repleta de nome difícil. Gore-tex, Windstopper, Vibram, Hi-Vent, Sanitized, Poliamida, Softshell e podemos ir longe pontuando cada uma. Rsrs!! Pois bem! Começar não é nada fácil se não falarmos por ONDE iniciar. Por isso eu estou chegando. Me chamo Juliano Sant'Ana, sou de Blumenau, Santa Catarina. Para muitos, cidade da Oktoberfest. Para mim, uma cidade que amo, minha cidade natal, onde tenho uma excelente qualidade de vida e, acima de tudo, onde me transformei.

 

Quis o destino que em Blumenau eu resolvesse virar montanhista. Ou melhor, iniciar minha formação como montanhista, que até hoje continua acontecendo. Já são quase três anos adquirindo experiências, aprendizados, conhecendo pessoas, lugares e equipamentos. Foi assim, do nada, como uma ideia maluca para muitos. O primeiro passo foi difícil, mas quando saiu, resolvi divulgar para o mundo.

 

Em junho de 2011, eu estava com aproximadamente 94kg e voltando de uma viagem de férias, quando disse aos ventos: vou subir o Aconcágua, maior montanha das Américas. Mal sabia o tamanho do compromisso que estava assumindo. E mais do que isso, mal sabia o tamanho do investimento que teria que fazer, não só para a viagem em si, mas para tudo que teria que adquirir de equipamentos e vestuários. Isso sem falar no investimento pessoal em acompanhamento médico, academia, dietas, etc.

 

Obviamente que a internet foi a grande fonte de informação, mas em 2011 ainda muito desencontrada, dividida e com algumas contradições, especialmente no Brasil, país com o turismo de aventura também em desenvolvimento. Quer um exemplo? Eu encontrava uma bota que parecia ideal e um montanhista dizia que outra determinada marca com determinada tecnologia era a melhor. Beleza, bora ver o preço. Uma facada no coração, ou no bolso né?! Rsrs!! Ok! O que comprar? Não tinha e não tenho ainda toda a grana necessária neste princípio. Mas onde vou começar a praticar? Quando vou para o Aconcágua? A previsão inicial era partir para a grande meta apenas em janeiro de 2013. E será que uma bota duraria até lá? Enfim!! Fui pelo preço nos primeiros testes. Comprei uma bota por cento e alguma coisa reais! Hehe!! Deixo a critério de vocês adivinhar quantas trilhas, assim, pequeninhas de 1 dia apenas ela durou! Hehehe..

 

Equipamentos, passo a passo, informações primordiais para você que tem aventura correndo pelas veias, pulsando no coração. Para você que adora trilhas e montanhas mas ainda não levantou do sofá. Não foram poucos os "test drives" sofridos para pegar a manha. Aprendendo na marra, sendo auto didata em muitas vezes. Ok, consegui!! Mas por que guardar comigo? Por que não compartilhar a rotina de um aventureiro como você aí que está lendo agora, a rotina de uma pessoa comum que quer, mas as vezes não sabe como. Quer, mas já jogou dinheiro fora também em alguns testes desastrosos onde equipamentos se foram, sejam por má qualidade ou por mau uso.

 

Vamos continuar a ver, ler e nos inspirar com os grandes aventureiros de nosso país sim, pois eles nos oferecem energia e motivação para buscarmos algo grande, extremo e desafiador. Mas o primeiro passo pode ser mais difícil que se imagina, e como eu mesmo comentei no início deste texto, é por isto que estou chegando. Como diriam as gírias atuais e que me perdoe a língua portuguesa, É NÓIX PARCEIRO ou parceira! Eu sentia muito a falta de informações vindas de um ponto de vista mais semelhante ao meu, ao nosso, porém com alguma vivência. É claro que talvez aconteçam correções, ajustes e até dicas vindas de pessoas mais experientes. Mas adianto, TÁ DE BOA galera!! Este é um espaço democrático, quase um coworking! Hehehe!!! Vamos crescer e aprender juntos. A cada postagem neste novo canal, pretendo escrever de uma maneira bem simples, de fácil entendimento até para estar de acordo com meu nível de conhecimento, que também está em processo de evolução. Vou procurar falar de lugares também. Onde já estive e que recomendo de olhos fechados. E nestes casos, vou trazer dicas de como ir, quando, com quem, preços, "sacadas", estratégias, "furadas" e "roubadas". E claro, sempre trazendo situações e experiências sobre os equipamentos e vestuários utilizados, além de postagens específicas quanto a isto. Belezinha?!

 

Confesso que esta será mais uma aventura desafiadora. Quem sabe a maior. Estou chegando em um novo mundo. Neste mundo de informação, blogs e textos. Espero poder ser útil e poder aprender com todos vocês. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

PERMITA-SE

July 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

July 12, 2017

June 19, 2017

May 31, 2017

April 5, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square