CAMPO DOS PADRES

4 DIAS  /  ROTA OESTE - LESTE

Cidade:

URUBICI - SC

GRUPO TARGET - Saída

29/08 a 01/09

A TRAVESSIA

 

Esta travessia, que é EXCLUSIVA, consiste em uma caminhada de 4 DIAS pelos campos da região conhecida como Campo dos Padres. Por ser uma região totalmente natural, há pouca infraestrutura mas sim, contato com a comunidade local adquirindo uma experiência verdadeira da Serra Catarinense.


Serão 65 km de caminhada, aproximadamente, e partirá do centro de Urubici com chegada na pedra da Águia, passando pelo platô do Campo dos Padres, pelas bordas da Serra e Altos do Espraiado.

Durante a caminhada, que ocorre predominantemente em áreas particulares, percorreremos trechos de estradas de chão - ainda utilizadas para deslocamento dos moradores locais e gado - estradas abandonadas sem condição de tráfego, campos naturais com capim baixo e alto, vales e matas.

 

O ITINERÁRIO

Sugerimos que a chegada em Urubici (Graxaim Eco Hostel) seja no dia 28/09, um dia antes de iniciarmos a travessia. Esta noite de hospedagem já está inclusa no pacote.

DIA 1  | CENTRO DE URUBICI – CASA DO VALE

BORA AQUECER, pois a caminhada começará no centro de Urubici, subindo pela estrada ao lado do Ecohostel Graxaim. Subida boa e inclinada, desde o inicio, para esquentar o corpo e a mente. rs

No caminho, passaremos por diferentes paisagens... Plantações de eucalipto, mata fechada por “vassouras” e campos com animais. Percurso com muitas subidas e descidas. Atenção no trajeto! O chão batido e as pedras soltas elevam a intensidade nesta caminhada.

Próximo a metade do caminho do primeiro dia, faremos uma parada para hidratação, aproveitando a sombras das árvores em meio a um campo com gados e cavalos.

Após a hidratação, é seguir pela estrada e subir mais um pouco! rs... Mas antes desta que é uma das principais subidas do dia, reabasteceremos nossas garrafas ao lado de uma casa próximo a subida. Depois, é caminhar até o ponto mais alto do primeiro dia e curtir a vista em 360º, com o Morro da Igreja, Urubici e Bom Retiro, ao fundo.

Já próximos ao final da caminhada, seguiremos pela estrada até o vale onde fica a casa de um simpático casal, que dará o suporte para o primeiro acampamento. 

Nível: Difícil

Distância: 20km

Tempo de Deslocamento: 6 - 8 horas (incluindo paradas)

DIA 2 | CASA DO VALE – CACHOEIRA RIO DOS BUGRES - CASA NO PLATÔ CAMPO DOS PADRES

Começaremos o dia com mais uma subida no inicio do percurso (bem mais leve que a do primeiro dia rsrs). Ao final desta breve subida, caminharemos com a vista para cidade de Bom Retiro ao lado e o sol já brilhando ao fundo, uma imagem lindíssima. Caminharemos nos campos por umas 3 horas, até chegarmos em um mirante, na frente da Cachoeira do Rio dos Bugres. Momento para descansar e tirar algumas fotos. Seguindo, mais a diante entraremos em uma estrada antiga, que hoje é um misto de buracos, muita lama e alguns riachos. Botas impermeáveis se fazem necessárias por aqui. Dentro desta estrada, faremos uma pausa para hidratação e caminharemos por algumas horas até subirmos por um trecho ingrime e com muitos cristais e pedras soltos pelo caminho. Este caminho nos levará até o platô do Campo dos Padres, ponto onde teremos a vista em 360º no segundo dia, com o Morro da Igreja ao fundo e o Morro do Boa Vista (ponto mais alto de Santa Catarina) a frente.

Assim, neste lindo local, que terminaremos neste segundo dia, desfrutando da estrutura de uma casa na borda do platô, para acampamento.

Nível: Moderado/Difícil

Distância: 18km

Tempo de Deslocamento:  7 - 8 horas (incluindo paradas)

DIA 3 | CASA NO PLATÔ CAMPO DOS PADRES – CACHOEIRA RIO CANOAS - CASA AZUL

Neste dia, começaremos a caminhada descendo por uma estrada que é usada como passagem de gado. Desceremos com lindas imagens para o vale do Rio Canoas. Mais a frente, passaremos por um córrego que forma uma piscina natural, muito bacana, e que nos conduzirá para o caminho até a Cachoeira do Rio Canoas. Caminharemos por algumas horas até o mirante desta bela cachoeira. Por lá, faremos uma pausa para descanso e hidratação.

Seguindo, caminharemos por um campo até chegarmos as nascentes do Rio Canoas. Lugar muito bonito que nos levará até o local de acampamento do terceiro dia.

A ideia aqui é chegarmos um pouco mais cedo que nos outros dias e aproveitarmos a estrutura e entornos da casa.

Nível: Difícil

Distância: 15km

Tempo de Deslocamento:  6 - 7 horas (incluindo paradas)

DIA 4 | CASA AZUL – BORDAS DA SERRA - ALTOS DO ESPRAIADO

PREPARE-SE para as belas imagens deste dia!!! Mas antes, bora subir mais um pouquinho!?!? rs... Este será um dia com muitas subidas e principalmente, descidas. Já nos primeiros metros deste dia, subiremos por mais ou menos 1 hora, até alcançarmos o ponto mais alto desta travessia (1.720m). De lá, já teremos a primeiras belas imagens do dia, com o Morro do Boa Vista muito próximo ao fundo, as “torres” do Morro do Campo dos Padres ao lado e a cidade de Orleans lá em baixo, a frente. E tudo que sobe tem que descer! Então, partiu descer em meio a mata virgem e fechada. Aqui, teremos uma experiência incrível pois poucos passaram por aqui. Esta descida nos levará as bordas da Serra. Caminho lindo para fotos! Iremos caminhando pelas bordas, subindo e descendo, em meio a mata fechada, campos ou turfeiras, até o Altos do Espraiado, que é sem dúvidas, o ponto PRÊMIO e a imagem mais bonita, da nossa travessia. Após “degustarmos” desta imagem por alguns minutos, pegaremos a estrada que nos levará até o ponto de encontro com o Transfer de volta. Desceremos por mais ou menos 2 horas, até a Pedra da Águia, ponto de encontro e fim da nossa aventura.

Nível: Difícil

Distância: 20km

Tempo de Deslocamento:  8 - 9 horas (incluindo paradas)

NÚMERO DE DIAS (travessia): 4 dias e 3 noites;
PERCURSO TOTAL: 70km;
DIFICULDADE: Difícil - Terreno irregular e íngreme, com pedras, charcos, atoleiros, rios e banhados;
ASCENSÃO TOTAL: 2.433m;
ELEVAÇÃO MÁXIMA: 1.720m;
EXPOSIÇÃO AO SOL: 80%.

 
 

O QUE INCLUI

  • Staff especializado na Serra Catarinense e com certificação em primeiros socorros em áreas remotas (equipe técnica, guias e condutores);

  • SPOT GPS (equipamento de localização e segurança – resgate);

  • Taxas de visitação;

  • Seguro Aventura (trekking).

NÃO ESTÁ INCLUSO

  • Deslocamento até Urubici;

  • Equipamentos pessoais de trilha;

  • Gastos extras fora do roteiro;

O QUE LEVAR (Equipamentos)

  • Barraca

  • Isolante Térmico

  • Saco de Dormir (avaliar temperatura de conforto)

  • Mochila Cargueira

  • Vestuário de trekking

  • Equip. de usos pessoais (higiene entre outros).

Observações: 

  • Equipamentos como barraca, mochila, isolante térmico e saco de dormir poderão ser ALUGADOS (conforme valores negociados).

GALERIA DE IMAGENS

 
 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O QUE LEVAR

Mochila cargueira, segunda pele, agasalho de frio, chinelo, capa de chuva, boné/chapéu, protetor solar, garrafa própria para água, copo, talher e prato de metal/plástico, barraca, saco de dormir, isolante térmico, cajado/bastão para caminhada, saco de lixo, pá pequena, produtos de higiene pessoal, medicamentos pessoais, troca de roupa, pares de meias extras, alimentação para os três dias (café da manhã/lanche de trilha/jantar) e itens de uso pessoal. Não esqueça a câmera fotográfica e baterias reservas!

 

VESTUÁRIO ADEQUADO

Bota ou tênis pré amaciados, confortáveis e resistentes; meia antibolhas; boné/chapéu; calça comprida e camiseta de manga longa (de preferência tecidos leves, de cores claras e de secagem rápida).

 

CONDICIONAMENTO FÍSICO NECESSÁRIO

Bom preparo físico e ser praticante de caminhadas regularmente ou outro tipo de esporte.

 

RESTRIÇÕES MÉDICAS

Não ter problemas no joelho ou tornozelo e levar os medicamentos próprios (quando necessário).

EXISTÊNCIA DE REGRAS DE VISITAÇÃO

As regras de visitação serão informadas juntamente às práticas de conduta consciente em meio natural durante a atividade.
Observação: A atividade acontece mesmo em dias chuvosos. Em caso de clima severo, a atividade será abortada. Os calçados adequados para a prática da atividade são extremamente importantes. Calçados novos, muito velhos ou não apropriados para a atividade poderão causar muito desconforto e transtornos.

DICAS ÚTEIS

* Use, de preferência, tecidos sintéticos do tipo Dry, pois são mais leves, possuem secagem rápida e expelem melhor o suor do corpo (opte por cores claras);

* Cada pessoa tem um ritmo diferente de caminhar, e não deve forçar a passada só para acompanhar os outros. Comunique qualquer situação que incomode ao seu guia. Ele estará apto a resolver os eventuais problemas;

* Recolha e carregue consigo os seus lixos.

RESERVAS

Em caso de solicitação de reserva para SEGURAR uma VAGA, a TARGET AVENTURA solicitará um sinal de 15% do valor por pessoa. Este valor será DEVOLVIDO INTEGRALMENTE em caso de desistência, mas para isto o cliente tem 10 DIAS para definir a compra ou não.  

Passados os 10 dias e caso o cliente não tenha respondido, a reserva será CONFIRMADA, passando o mesmo a fazer parte da aventura, na qual serão emitidos os vouchers, hospedagens, contratados os guias e demais serviços necessários para operação. Esse valor será integralmente reembolsado ao passageiro, no caso de não confirmação da viagem por parte da TARGET, seja qual for o motivo. Este valor referente aos 15% não será reembolsado ao cliente em caso de desistência e ou cancelamento por parte do passageiro.

Este valor será retido a título de perdas e danos para pagamento de multas de cancelamento de reserva junto a terceiros, parceiros e fornecedores, além de despesas geradas por sua confirmação.  ​

CANCELAMENTOS

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, a TARGET AVENTURA providenciará a possível devolução conforme especificado abaixo e de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR.

  

* Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total;
*
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total;

* Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total

* Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

 
 
 

INVESTIMENTO

Valor por pessoa:

(Ítens inclusos descritos cima + Transporte de Mochila no 1o dia + 1 Diária de Hostel antes da caminhada)

 

Entrada de R$ 375,00 + 5 parcelas de R$ 250,00 (sem juros) | Total de R$ 1.250,00

Entrada de R$ 375,00 + 9 parcelas de 104,66 (com juros /1,5% a.m) | Total de R$ 1.316,93

Entrada: Cheque, Dinheiro, Transferência Bancária, Depósito ou Boleto Bancário.

Parcelas: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito

 

OBSERVAÇÕES:

 

  1. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica;

  2. Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

DÚVIDAS?

É natural que mesmo após ler toda a descrição desta aventura você possa ter algumas dúvidas. Nós temos um compromisso de lhe ajudar, orientar, passar dicas e/ou sugestões sobre equipamentos, valores, negociações, roteiro, planejamento entre outras questões que possam surgir. Então, não hesite em nos enviar suas perguntas, dúvidas ou sugestões preenchendo o formulário abaixo.

 

No campo ASSUNTO, especifique a dúvida central, o motivo do contato e no campo MENSAGEM, detalhe sua dúvida para que possamos lhe responder com o máximo de informações. Faça quantas perguntas forem necessárias, ok? Aguardamos seu contato!

 
 

INSCRIÇÕES

Partiu dar o primeiro passo?

No botão abaixo você será redirecionado para nosso formulário de PRÉ-RESERVA. Será o primeiro passo para garantir sua vaga. Com ele nossa equipe fará um contato com você  para da continuidade na sua confirmação. Então, vamos em frente?